ContraMestre -=FROTA=-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ContraMestre FROTA
 

FROTA

TÁRCIO AUGUSTO PINHEIRO FROTA - ContraMestre FROTA. Nasceu em Fortaleza CE no dia 02 de março de 1971, sendo filho de Francisco Tarcisio Bezerra Frota e Maria de Lourdes Pinheiro, ambos cearences.


Aos 11 anos de idade já era uma criança que gostava de fazer esportes.


Seu primeiro contato com a capoeira foi em meados de 1985, no bairro de Nova Metrópole, subúrbio de Caucaia, onde conheceu um capoeirista chamado Prof. Soldado (Everardo) criador do grupo Guaiamuns de Capoeira. No inicio não foi fácil pois teve que se mudar para outro bairro chamado Tabapuá. Não abandonando o grupo, alem de estudar, para conseguir dinheiro para as passagem de onibus, vendia coco seco retirados do sitio onde morava.

Pegou a sua 1a graduação em 1986 no DCE, ficou conhecido como LOBO TRAIRA, foi assim que Prof. Soldado o chamava. Por motivo pessoais teve que se mudar para Pinheiro no Maranhão. Como a cidade não havia capoeira juntou-se com amigos e formou um pequeno grupo de capoeira na cidade. Nas viagem a São Luis conheceu o Mestre Patinho onde teve aulas. Em Pinheiro-Ma deixou trabalho social junto ao grupo de teatro para retirar adolecentes das ruas e das drogas.

Retornando em 1988 a Fortaleza, conheceu o Grupo AXÉ de Capoeira, na época Prof. Jean no colégio Farias Brito, e no mesmo grupo conheceu sua esposa atual, a Maria Bonita (Lilian Frota). No mesmo periodo o Contra-Mestre Soldado havia iniciado os treinos no DCE, fazendo parte da Associação Terreiro de Capoeira do Mestre Squisito.

(1989-DCE- Sede da Terreiro Ceará)

Junto com Maria Bonita, Jacaré (Claudio Frota) e Luis Frota seus irmãos formaram um pequeno grupo de capoeira na Aldeota patrocinada pelo Parque Recreio. Neste mesmo periodo o ContraMestre Soldado iria morar em Tocantins. Pegou sua ultima graduação (Professor) na Terreiro no CSU de Caucaia junto com: Jacaré, Maria Bonita, Os Metralhas, Madona, Paludo, Chocolate, Celestina, Jean Surfista e J.Pequeno (Auricélio).

O tempo foi passando o casamento e as crianças foram: nascendo e crescendo. Em 1993 tiveram que abandonar a capoeira.

Em 2003 conheceram a Associação Zumbi Capoeira de mestre Amaral e Mestre Lula. Tiveram que recomeçar tudo do zero (abadás, camisas, berimbau e graduação). Se formaram Professores em 2005 pelo Contra-Mestre Dery na Associação Zumbi.

Em 2008 mestre Soldado volta a dar aulas filiado a Terreira Capoeira Ceará. No dia 20 de Julho de 2008, Frota e Maria bonita se filiam a Terreiro Ceará, "o filho a casa retorna nas raizes da capoeira" que é a Terreiro Ceará.

Em Agosto de 2009, é graduado ContraMestre de Capoeira pela Associação Terreiro de Capoeira, tendo como seu padrinho de formatura o Mestre Pombo de Ouro aluno de Mestre Bimba.

Hoje Frota e Maria Bonita são casados. Com 4 filhos: Cristiano, Italo, Ian e Anna Amélia.

Frota é autônomo e analista de sistemas e sua esposa Maria Bonita é tecnica de enfermagem.