Maria Bonita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSORA MARIA BONITA
 

MARIA BONITA

LILIAN VALENA BONFIM PIMENTEL FROTA- Professora Maria Bonita. Nasceu em Fortaleza CE no dia 16 de Setembro de 1974, sendo filha de Luis Bonfim de Oliveira e Maria Amélia Pimentel de Oliveira, ambos cearences.

Durante toda sua infância particou muitos esportes: Futebol, voley, natação e basquete.

Seu primeiro contato com a capoeira foi em 1987, no bairro onde morava na Escola Profissional na Parquelândia com o Prof. Jean, hoje Mestre Jean. Nos primeiros treinos já poderia ver sua desenvoltura com o esporte: a ginga, os golpes, os toques dos instrumentos. Com um tempo depois o Mestre Jean foi transferido para o Colégio Ari de Sá (Farias Brito) onde recebeu a sua 1a graduação (azul), foi assim que ficou conhecida como Maria Bonita pelo seu jogo e rasa.

Em 1990, participou da seleção para o JEBs em Brasilia, juntamente com outros capoeiristas de outros grupos onde ficaram em 2o lugar na categoria grupo e 2o lugar na categoria individual

Logo após o evento de seu grupo no Ari de Sá, Maria Bonita pede para sair do grupo Axé. Junto com seu esposo Lobo Traira se juntaram ao Mestre Soldado da Associação Terreiro de Capoeira do Mestre Squisito.

Juntos com Lobo Traira (Frota), Jacaré (Claudio Frota) e Luis Frota seus cunhados formaram um pequeno grupo de capoeira na Aldeota patrocinada pelo Parque Recreio. Neste mesmo periodo o Mestre Soldado iria morar em Tocantins. Pegou sua ultima graduação na Terreiro no CSU de Caucaia junto com: Lobo Traira, Jacaré, Metralhas, Madona, Paludo, Chocolate, Celestina, Jean Surfista e J.Pequeno (Auricélio).

O tempo foi passando o casamento e as crianças foram: nascendo e crescendo. Em 1993 tiveram que abandonar a capoeira.

Em 2003 conheceram a Associação Zumbi Capoeira de mestre Amaral e Mestre Lula. Tiveram que recomeçar tudo do zero (abadás, camisas, berimbau e graduação). Se formaram Professores em 2005 pelo Contra-Mestre Dery na Associação Zumbi.

Hoje Maria Bonita e Frota são casados. Com 4 filhos: Cristiano, Italo, Ian e Anna Amélia.

Maria Bonita é tecnica de enfermagem e Frota é autônomo e analista de sistemas.